Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dicas e atalhos de IT

Dicas e atalhos de IT

Sincronizar o calendário do Exchange com o calendário do Google

Sincronizar o calendário do Exchange com o calendário do Google

Imagine a seguinte uma situação:

exchange_sync_gamil_sync_outlook.PNG

Você quer sincronizar o seu calendário Google com o calendário Exchange da sua empresa para que passe a gerir um calendário em vez de dois.

É difícil porque os calendários Exchange e Google seguem protocolos diferentes do CalDAV.

Existem alguns add-ins para o Outlook alternativos que são capazes de quebrar essa barreira sincronizando ambos os calendários no seu Outlook.

Analizemos uma solução alternativa. O EVO Collaborator for Outlook é um plugin Outlook para CardDAV e CalDAV.

eco_logo.png

Vejamos o tamanho do ECO, que tem apenas 5.6MB. Impressionantemente, quando o Outlook e o ECO trabalham juntos, você pode deixar o Outlook sincronizar os contactos e os calendários da sua conta Exchange com o CardDAV e CalDAV da Google bi-direcionalmente. 

O que são CarDAV e CalDAV?

carddav_vs_caldav_logo.png

CarDAV e CalDAV são protocolos API básicos feitos pelo RFC da IETF para contactos e calendários. O Google tem usado essas APIs no backend para atender às necessidades dos seus clientes no que toca a recuperação de informação.

Como sincronizar o calendário Google com uma conta Exchange
É fácil trabalhar com o ECO:

  1. Vamos assumir que você já configurou a sua conta do Exchange, a qual usa as suas pastas do Outlook pré-definidas para guardar os seus emails, calendários, contactos e tarefas.

  2. Faça o download do ECO a partir do website official do EVO (Na instalação por favor execute como administrador).

  3. Abra o Outlook e clique no separador do EVO (chama-se barra de tarefas/ferramentas) no banner superior.

  4. Clique em Configurar Perfil(is) no espaço sob Email completo ou Nome de utilizador.

  5. Atribua as pastas de contacto, calendário e tarefa sob options de sincronização às suas pastas de Outlook, as mesmas que são usadas pelo seu Exchange.

  6. Clique no botão TESTAR e você verá uma janela de autenticação OAUTH durante a detecção da conta. Autorize e continue.

  7. Quando terminar, clique em Aplicar e Sair. Qualquer contacto ou calendário recém adicionado à pasta Gmail será então sincronizado bi-direcionalmente.

Já agora, temos boas notícias. A Microsoft adicionará o seu Outlook.com ao Office365 pelo final de 2015, o que significa que as suas contas Outlook.com serão também suportadas pelo Exchange. Assim sendo, independentemente de você ter uma conta Office365, Hotmail ou Outlook.com, poderá usar o conveniente add-in para o Outlook para sincronizar contactos, calendários e tarefas entre o Gmail e Exchange.